História

Projeto
Matérias
Regulamento
Termo de Inscrição
Reconhecimentos

CÂMARA

T.R.E

T.R.E
O Elo Social, quando criou o “Provão para candidatos eleitorais”, tinha um motivo muito simples. Embora a Constituição Brasileira exija unicamente a prova de alfabetização para candidatos que pretendam disputar qualquer pleito eleitoral, isto não condiz mais com a realidade em que vivemos, pois o simples saber ler e escrever passou a ser pouco para exercer cargos de tamanha importância, motivo pelo qual, necessário se faz ter o candidato pelo menos condições de manusear a Constituição Federal, consiga entender um pouco a Constituição Estadual e tenha bons conhecimentos da Lei Orgânica do Município.
Sendo assim, com o objetivo de sanar este problema, o Elo Social ingressou o presente projeto através da união de um grande número de Instituições Sociais do Município de São Paulo e qual não foi a surpresa dos diretores de nossa Instituição quando o Tribunal Superior Eleitoral, após ver o alarde que a mídia fez com a fuga em massa dos candidatos a vereadores do Município, resolveu interpretar melhor nossa legislação implantando a partir das próximas eleições a “prova de alfabetização aos candidatos” que para nossa surpresa continua também reprovando inúmeros já que sequer sabem ler e escrever.
Foi gratificante ver nosso projeto ser implantado a nível nacional mesmo de forma parcial, porém não concordamos com a simplicidade em que esta prova atualmente é aplicada, pois para um candidato atuar verdadeiramente como representante da população, não basta saber apenas ler e escrever tem sim que entender o que lê e até mesmo interpretar leis e artigos.
É inadmissível que um candidato a vereador não tenha intimidade com a Lei Orgânica do Município e que não saiba consultar uma Constituição quer Estadual ou Federal. Inconformados, ingressamos perante o Congresso Nacional através da Comissão de Legislação Participativa, tanto do Senado como da Câmara dos Deputados federal, objetivando a aprovação de nosso projeto na integra.
Confira o Projeto neste site e o andamento de nosso pleito junto ao Congresso Nacional através do site www.participacaolegislativa.org.br

 

Plebiscito

Simpósio de Cidadania

Participação Legislativa

Elo Social Brasil

Empreendorismo
 
© Voto Distrital 2008. Todos os direitos reservados